quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Resenha critica “o cortiço”

A obra o cortiço de Aluisio de Azevedo, foi publicada em 1890 sob a influencia do Realismo/Naturalismo. Sua coordenação editorial foi feita por Cristian Muniz e a revisão feita pó Simoni Ri vai Garcia e Geovana Muniz Tiltsher, publicado pela editora PAE no ano de 2009. O livro o cortiço retrata a vida de famílias pobres, excluídas, humildes, misturadas com a burguesia onde todos convivem com seus problemas e vícios que vem do meio em que vivem num cortiço na cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
O livro o cortiço é dividido em 23 capítulos, narrado em 3ª pessoa com narrador onisciente. São dois os espaços explorados. O primeiro o cortiço amontoado em casebre. O segundo espaço fica ao lado do cortiço: o sobrado do comerciante Miranda e sua família.
A historia inicialmente conta a vida de João Romão sumo o enriquecimento. Ele utiliza do furto para conseguir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Bertoleza sua mulher trabalha sem descanso ajudando-.
Miranda, um comerciante bem estabelecido entra em conflito com João Romão por um pedaço de terra que deseja comprar. João Romão com inveja de Miranda que possui mais capital trabalha muito para enriquecer mais que ele.
Miranda ao ganhar titulo de “barão” fez com que João Romão perceba que não basta o dinheiro e sim ter uma posição social, ou seja, participar da burguesia. No cortiço vivem pessoas de menor ambição.Destacam-se Rita Baiana capoeira firmo,Jerônimo e piedade.O romance demonstra a ma influencia do meio sobre o homem.A relação de Miranda com João Romão melhora quando o comerciante passa a ter superioridade devido o seu titulo de barão.
 Com essa mudança o cortiço, perde o caráter desorganizado e miserável, tornando-se a Vila João Romão. João Romão pede a filha de Miranda em casamento,mas Bertoleza exige usufruir de bens a cumulados ao seu lado.Para livrar-se da amante João Romão diz que está é uma escrava fugida, Bertoleza se suicida, deixando livre o caminho de João Romão.
O livro o cortiço nos traz sobre influencia o naturalismo/romantismo, esse período se caracteriza pelo determinismo, ou seja, a idéia de que a natureza define o destino dos personagens e com condição dos valores sociais.
Este livro é um dos romances brasileiros mais importantes, tem uma grande importância na literatura, pode ser indicado para todos os tipos de pessoas que gostam de romances e aventuras, mas também existe a tristeza e a miséria de pessoas.
O autor da obra Aluisio de Azevedo é escritor brasileiro, nascido em São Luiz, aos 17 anos viajou para o Rio de Janeiro onde estudou na academia imperial de Belas Artes, foi desenhista e jornalista. Criou o naturalismo no Brasil.Sua obra é dividida em 2 partes:o primeiro romance é escrito para o publico,já a segunda naturalista para expressar sua visão de mundo e do Brasil,com isto se destacou na literatura brasileira.Algumas de suas obras são: uma lagrima de mulher (1880); O mulato (1881); Casa de Pensão (1814); Demônios (1895)...     

     Josiel, Natieli e Vanderleia, alunos do 2ª ano da escola estadual professor Antônio barrela.                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário