terça-feira, 6 de dezembro de 2011

RESENHA CRITICA A MORENINHA DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

A obra A moreninha é uma obra do autor Joaquim Manuel de Macedo e foi publicada em 1844, é marco do início dos romances românticos no Brasil. O livro é da coleção Grandes Nomes da Literatura, da Editora DCL. A moreninha retrata uma aposta feita por quatro estudantes que cursam Medicina. Nela apostam que Augusto não ficará apaixonado por mais de 15 dias.
  O conto é divido em capítulos, na maioria não extensos e possui um narrador onisciente na 3° pessoa, que julgam ser Augusto, apresenta todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais: descrição dos costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições,estilo fluente e leve, linguagem simples, tramas fáceis, pequenas intrigas de amor e mistério, final feliz, com a vitória do amor.

  A história começa quando quatro estudantes Augusto, Leopoldo, Filipe e Frabicio, que cursam Medicina resolvem passar um final de semana numa ilha, onde mora Dona Ana, avó de Filipe.
  Augusto prefere não ir, mas com a noticia de que teria um baile,se interessa, mas só aceita realmente quando Filipe fala que sua irmã Carolina e suas primas Joana e Joaquina também iriam ao baile.
  Augusto comenta com seus amigos que nunca se apaixonará por ninguém, mas que prometeu fidelidade a uma menina aos treze anos, a qual nunca mais viu.Filipe e seus amigos ficam indignados com isso e apostam com Augusto que se ele permanecer mais de 15 dias com alguém ele escreverá um romance contando esse amor.
  Na ilha, a paixão repentina acontece, justo com Carolina,a moreninha, irmã de Filipe.Decide casar-se com ela, mas lembra que jurou fidelidade a menina e diz que não poderá se casar.
 Porém ele percebe sinal que havia ganhado aos 15 anos, ele a esmeralda ela o camafeu.
 Carolina era a amada a qual jurou fidelidade eterna.
No casamento estão presentes os amigos de Augusto que perguntam sobre o romance que haveria de fazer.
- Responde Augusto:
- Já o fiz e o intitulei A moreninha.
Este livro é de fato muito importante para a Literatura Brasileira, pois é ele que inicia o romance romântico no Brasil.
É indicado para alunos que estão cursando o 2° ano do Ensino Médio e também pessoas que curtem ler romances com muita emoção, e mistérios que são desvendados no decorrer da história, onde a fidelidade e essencial.
  O autor da obra é Joaquim Manuel de Macedo, nascido em Itaboraí, Rio de Janeiro, em 24 de junho de 1820. A vida de Macedo coincidiu com os anos em que o Brasil vivia sob o regime imperial. Ás vésperas da Proclamação da Independência, Macedo presenciou os esforços de emancipação política do Brasil, acompanhou as grandes modificações pela qual passou a cidade da Corte (Rio de Janeiro), no seu esforço de modernização e morreu sete anos antes da Proclamação da República, em 1889. Esses fatos políticos, sociais e culturais serviram de base para que Macedo desenvolvesse e introduzisse no país um novo estilo literário, o Romantismo.
   RENATA E LAURA

Um comentário: